|
14 e 16 de setembro de 2011 |
A ESTAÇÃO AMBIENTAL PARTICIPOU COM A PALESTRA: MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE EM CAMPINAS
Estudantes do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Campinas, transformaram garrafas plásticas, embalagens longa vida, madeira e vidro em um imóvel sustentável de 52m²
Sabe aquela história de que o aprendizado começa em casa? Os alunos do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Campinas, levaram isso ao pé da letra. Depois de uma intensa campanha para recolher materiais recicláveis desde o início desse ano, os estudantes colocaram a mão na massa e construíram uma Casa Ecológica dentro da instituição de ensino, motivo de orgulho dos alunos e importante ferramenta educacional. Com o projeto todos puderam aprender sobre sustentabilidade.
Construído apenas com produtos recicláveis, como plástico, embalagens longa vida, madeira de pallets e vidro, o imóvel tem 52m², divididos em sala com varanda, cozinha, área de serviço, quarto e banheiro. “A construção da casa ecológica envolveu todos os professores e alunos. Cada docente ficou responsável por um cômodo e usou o trabalho prático como ferramenta de estudos. Ao construir a área de serviço, por exemplo, os alunos conceberam um sistema de recolhimento do óleo de cozinha para fazer sabão, sob orientação do professor de química”, explica Márcia Regina Cunha Greenhalgh, coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Sagrado Coração de Jesus.
Todos os ambientes da Casa Ecológica foram concebidos graças ao esforço dos alunos na coleta do material necessário. Dessa forma, eles puderam entender, na prática, como funciona o processo de reciclagem. Na sala, por exemplo, os móveis surgiram com a utilização de madeira de pallets. Na cozinha e no quarto, os utensílios e móveis foram produzidos com garrafas pet. No total, foram recolhidas mais de três mil unidades. No banheiro foi montado um sistema que exemplifica a reutilização da água da pia no vaso sanitário.
Além da reciclagem, os estudantes tiveram contato com a energia limpa, promovendo a economia de eletricidade e, consequentemente, de recursos naturais. “Com a ajuda do professor de Física os alunos construíram um forno de ‘energia verde’, que aproveita os raios do Sol para cozinhar os alimentos. Utilizando espelhos e uma caixa completamente vedada, toda preta, eles conseguem concentrar o calor e preparar os alimentos. Realmente funciona”, destaca a coordenadora.
A entrega da Casa Ecológica foi o grande marco da Semana Cultural do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Campinas. Após a utilização do espaço para o aprendizado dos alunos do Ensino Fundamental I e II, o imóvel será mantido no colégio. “No próximo ano vamos transferir a casa para a área do Ensino Infantil para que os mais novos também possam aprender sobre sustentabilidade”, informa Márcia Regina.
Durante todo o ano letivo os professores trabalharam o tema “De coração aberto para a preservação da vida no planeta”. Além da Casa Ecológica, o Coração de Jesus promoveu diversas ações de sustentabilidade, como a produção de vasos antidengue, debates sobre energias renováveis, produção e consumo de alimentos transgênicos, intercâmbio cultural online com escolas norte-americanas e coleta de materiais recicláveis, entre outros.
O Colégio
Fundado em 1909, o Colégio Sagrado Coração de Jesus de Campinas atende cerca de 1.100 alunos na faixa etária entre dois e 18 anos de idade nos cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Localizado no bairro Nova Campinas, o colégio conta com uma infra-estrutura que garante conforto, segurança e qualidade de ensino.
O Coração de Jesus conta com mais de 30 salas de aulas equipadas com ar-condicionado e equipamentos para multimídia, três laboratórios de informática, biblioteca, laboratórios de Ciências, Biologia, Física e Química, dois auditórios, cantina, parque, brinquedoteca, ginásio de esportes, duas piscinas, campo de futebol, pista de atletismo, três quadras poliesportivas, horta e bosque. São 141 funcionários, incluindo a equipe pedagógica, administração, manutenção, limpeza e segurança.
Sua fundação data de 1909, graças aos esforços do Monsenhor Francisco de Campos Barreto, conhecido como Dom Barreto. Desde 1906 ele projetava abrir um colégio na cidade e conseguiu concretizar o sonho com o auxílio das Irmãs Calvarianas, pertencentes à Congregação Nossa Senhora do Calvário, que vieram de Gramat, na França, em virtude da perseguição religiosa na Europa. A escola funcionou durante décadas na Rua José Paulino. A atual sede foi construída nos anos 1970, quando a área central da cidade tornou-se um obstáculo ao crescimento da instituição. A chácara de 11 alqueires, na qual o Colégio Sagrado Coração de Jesus funciona atualmente, foi adquirida pelas Irmãs Calvarianas com muito sacrifício. A obra demorou mais de 10 anos para ser concluída e foi inaugurada em 1984.
Fonte: Ateliê da Notícia