quarta-feira, 22 de junho de 2011

Queimadas, essa não!!!

bambi-1


Operação Estiagem 2011 divulga balanço da ação desta 3ª feira

21/06/2011 - 15:33 - fonte: Portal da Prefeitura de Campinas


Alberto Dini e Tiago de Souza

A Operação Estiagem 2011, lançada pela Prefeitura de Campinas no último dia 1º de junho, realizou nesta terça-feira, dia 21 de junho, a sua segunda ação integrada. As atividades foram iniciadas por volta das 8h30 e se estenderam até o início da tarde, nos bairros do entorno da Fazenda Santa Elisa.

Foram mobilizados cerca de 40 servidores da Fundação José Pedro de Oliveira (Mata Santa Genebra) e das secretarias municipais de Meio Ambiente, Serviços Públicos e Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, por intermédio da Defesa Civil.

A Defesa Civil e a Fundação José Pedro de Oliveira tiveram o apoio de uma viatura do Corpo de Bombeiros nas atividades educativas junto aos moradores. Foram visitadas cerca de 2 mil residências e distribuídos folhetos informativos às famílias sobre as medidas preventivas que podem ser adotadas no período da estiagem.

Os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente efetuaram vistorias nas áreas da região, para detectar e corrigir eventuais situações de risco ambiental. A Secretaria contatou a administração do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) com a finalidade de prover a conservação e manutenção do aceiro que circunda a mata existente no local.

Já a Secretaria de Serviços Públicos realizou a limpeza de áreas municipais e retirou quatro caminhões de entulho e outros quatro de galhos. Também foram vistoriados terrenos particulares, sendo expedidas 67 notificações por limpeza de terrenos (17), reparo de muros (5), pavimentação de passeio (22), correção de desnível de passeio (1), limpeza de passeio (5), reparo de passeio (12) e desobstrução de passeio (5).

Ações preventivas

Sidnei Furtado, da Defesa Civil, Elvira Maria Fernandes Brito, da Secretaria de Serviços Públicos, e Júlio Tosello, da Secretaria de Meio Ambiente, enfatizaram que a Operação Estiagem 2011 vai dar prioridade às ações preventivas com a finalidade de educar a população sobre o assunto.

O sucesso da Operação Estiagem 2011 passa necessariamente pela colaboração dos moradores. Por isso, estamos concentrando esforços em disseminar ações educativas e de esclarecimento”, disse Sidnei.

Elvira reforçou o apelo, citando como exemplo a situação encontrada nos bairros vistoriados na manhã desta terça-feira. “Nesta região, um dos maiores problemas é o acúmulo e queima de lixo nas vias públicas. Estamos esclarecendo os moradores que essa atitude é prejudicial à saúde e pode causar um incêndio na mata”, disse.

Júlio Tosello lembrou que a Secretaria de Meio Ambiente também está dando ênfase ao trabalho educativo junto à população. “Educando a população, não será preciso reprimir”, disse.

Próxima ação

dia 5 de julho, 14 horas no salão comunitário de Joaquim Egídio.
Os moradores da região – que historicamente registra a maioria dos incêndios florestais no período de estiagem – vão receber orientações sobre os cuidados necessários para proteger as matas e mananciais.

Técnicos da Fundação José Pedro de Oliveira estarão ministrando aos moradores um curso sobre Manejo de Fauna, com a finalidade de fornecer subsídios sobre como proteger os animais silvestres em caso de incêndios florestais.

Em caso de incêndio, os animais precisam ser protegidos, e os moradores da região irão receber orientações de nossos técnicos sobre como preservar a fauna”, disse Sabrina Kelly Batista Martins, da Fundação José Pedro de Oliveira. Ela lembrou ainda que serão ministradas instruções para prevenir picadas de cobra em situações dessa natureza. “As cobras fogem do fogo, saem da mata e podem causar acidentes”, disse.