No dia 20 de setembro de 2011, das 8h00 às 12h00, será realizado o I Encontro EducAÇÃO Ambiental IntegrAÇÃO Regional, no Centro de Convenções e Eventos "Victor Brecheret", no município de Atibaia/SP. Nesse dia, será realizado um debate com o Prof. Sandro Tonso (UNICAMP), sobre o tema "Qual educação ambiental desejamos?", além de ser distribuída aos municípios participantes a árvore símbolo da integração regional, visando o plantio no dia 21/09, em comemoração ao Dia da Árvore.
Qual Educação Ambiental que desejamos?? 20 de setembro de 2011 – Atibaia- SP
Coletivo de municípios – Sandro Tonso – arquiteto de formação e educador .
A idéia do verde foi ampliada.
Situação ecológica = relações sociais (valores , comportamentos, conflitos – temperos. Ex: uso da água . comitês PCJ, etc.
O que é valioso para nós??
“Ou é para todos ou não é eticamente correto”.Sandro Tonso.
Modelos hegemônicos de felicidade e de desenvolvimento. “Somos todos diferentes um dos outros”.
Problemas complexos com solução com diversas facetas.
A sociedade é formada por indivíduos isolados , individualistas que se organizam por grupos ou bandos em área de interesse comum!
Círculos, coletivos ,comunidades.
Juntar os diferentes.
Informações e técnicas diversas – vantagem
Política= o todo , o coletivo
A solução dos problemas não está no que eu sei e sim no que eu não sei, está no outro.
Carlos Rodrigues Brandão. Educador
Educere – E- ducere ( condutor) conduzir para fora,
É um movimento , um processo de conduzir de dentro para fora.
Educação deve ser um processo libertador e não de opressão.
Sensibilizar, troca e apropriação de informações, sentirmos sobre o que sabemos, propiciar posicionamento político, estimular a ação de transformação do mundo.Sair da mesmice.
Economia de água. Economia solidária não no bolso e sim saber que alguém em outro lugar tem escassez dela.
Enriquecer com trocas de informações
Conhecer-se, saber-se sabedor de algo, exercício de respeito a alteridade ( o saber do outro).
Sentimento de pertencimento ( nosso grupo)
Exercício de diálogo, de ouvir e falar.
Enxergar-se numa produção coletiva.
Deixar-se interferir pelo outro.
Sentir-se importante.
Posturas, valores, sentimentos, dignidade , orgulho.
Manoel de Barros, poeta de pantanal.(Guardador de águas).
Processo de construção de importâncias das pessoas.
Importar- trazer para dentro de mim.
Fundamental: que eu me conheça melhor.
Que eu seja mais íntimo de mim.
Que eu saiba quais são as causas dos meus afetos
( Spinosa).
A importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós.
Educar é o que encanta as pessoas, se não descobrirmos o que encanta não poderá se educar.
Paulo Freire: educar e educar-se.
Dar liberdade, reconhecer a liberdade.
Boaventura de Sousa Santos: “ eu tenho direito de ser igual se a diferença me inferiorizar e de ser diferente se a igualdade nos padronizar”.