sábado, 24 de novembro de 2012


Estação Ambiental de Joaquim Egídio ganha mini biblioteca

Colocado por  nov 13th, 2012 Arquivado em Destaques. Pode seguir as respostas a esta entrada através Semana Nacional
Além da inauguração, uma exposição de painéis chamada Campinas Vertical mostrou 10 pode RSS 2.0. Pode deixar uma resposta ou trackback a esta entrada
Um acervo com títulos diversos, relativos ao tema meio ambiente compõe a biblioteca, que foi inaugurada na manhã desta quinta-feira, dia 18 de outubro, na Estação Ambiental de Joaquim Egídio. A inauguração integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que a a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolve no município, com o apoio da Prefeitura de Campinas.
Além do acervo obtido pela Estação Ambiental, que conta com cerca de 400 obras, a Embrapa Campinas doou à biblioteca outros 120 títulos, que ficarão disponíveis para consulta e empréstimo pela população.
Com temas de interesse para públicos diversos, é possível encontrar livros com assuntos que vão de Direito Ambiental até como instalar colméias e produzir conservas caseiras de frutas.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Hildebrando Herrmann, o projeto da biblioteca ambiental tem potencial para ser ampliado.
“Faremos contato com as secretarias de Cultura, de Educação e de Saúde, com universidades e instituições de pesquisa, para discutir a possibilidade de formarmos um acervo consistente, inclusive, on line. Que esta biblioteca inaugurada hoje, ainda que modesta, seja representativa de um projeto maior”, disse o secretário.
Para o subprefeito de Joaquim Egídio, Marco Antonio Vicentini, o espaço será útil aos moradores locais. “A nossa região tem muitos pequenos produtores rurais que podem buscar, aqui, inspiração e informação para suas atividades”, disse Vicentini.

Semana Nacional
Além da inauguração, uma exposição de painéis chamada Campinas Vertical mostrou 10 pontos da cidade a partir de fotos aéreas tiradas nos anos 1940. 1972 e 2008.
“As fotos mostram como a influência e a interação do homem com o meio ambiente rural e urbano alteram o espaço físico”, disse a pesquisadora da Área de Geoestatística e Manejo do Solo da Embrapa, Célia Grego.
A pesquisadora foi responsável também por proferir a palestra Como o solo se apresenta na paisagem da Região Metropolitana de Campinas, voltada para os alunos do ensino médio da Escola Estadual Francisco Barreto Leme, localizada no distrito.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, está sendo realizada em vários municípios brasileiros, por meio de institutos de pesquisa federais.
Em Campinas, a programação teve início no último dia 15, na Estação Ambiental, e se encerra nesta sexta-feira, dia 20, no mesmo local, com exposições, palestras e a presença de agricultores familiares do distrito de Joaquim Egídio, que montarão uma feira de produtos orgânicos (verduras, flores e mel) em frente à Estação Ambiental.